segunda-feira, 15 de março de 2010

Mulher pode comprar um carro?

O título do post soa preconceituoso, reconheço isso. Mas escrevo porque devo compartilhar com vocês as situações que eu e minha mãe passamos na última quarta e quinta-feira. Como esta foi minha última semana de férias , aproveitei para resolver alguns assuntos e fazer uma pesquisa de preços de carros.

Desde pequena sempre tive vontade de ter um carro. Por incrível que pareça, aos 7 anos eu "namorava" um fusca branco. Achava o fusca a coisa mais linda deste mundo, os bancos tinham a capa de lycra entrelaçada( hoje eu acho cafona) . Queria dirigir o carro, escutando um pouco de música, estacionar ,enfim ter toda a liberdade que um carro oferece.

Me considero pronta para ter um carro, decidi sair da esfera do desejo e encontrar um "carrango" que caiba dentro das minhas possibilidades e do meus orçamento (que são poucos) . Chamei minha mãe e meu namorado para irem comigo a Intendente Magalhães ( uma rua onde as concessionárias estão aos montes e a maioria dos carros é usado). O fato é que em nenhum momento os vendedores ou vendedoras abordaram a mim ou a minha mãe , se dirigiam somente ao meu namorado. Nem se davam ao trabalho de perguntar : A senhora ou senhorita deseja comprar um carro...

Nós tivemos que dizer (todas as vezes) que a compradora do carro seria eu. Tivemos inclusive algumas pérolas do tipo:(apontando para meu namorado) " Pede para o patrão te dar um carro mais caro" ou Você pode chamar o seu pai para dar o aval para o carro".

No dia seguinte eu e minha mãe fomos ver outros carros na Avenida Suburbana ( outro lugar com algumas lojas de carros usados). Como não tinha nenhum homem , os vendedores falaram diretamente com a gente, mas em compensação queriam empurrar carros que não eram o que eu deseja ou explicavam os itens do carro como se eu fosse um E.T. Não é por eu ser mulher que eu não sei o que é GNV, uma direção hidráulica ou os itens do painel . Sei que existem mulheres que não se interessam por isso, mas na minha opinião, temos que saber o mínimo para não sermos enganadas. Eu gosto de ser independente, de saber das coisas, por que para mim a pessoa que sabe está um passo a frente, não passa aperto.

O preconceito de Gênero na maioria das situação não é velado, é explícito. Ainda mais em uma sociedade machista como a nossa, infelizmente algumas de nós ainda são desencorajadas pelos maridos a não trabalhar, ou tem os seus sonhos minados diariamente. Como este assunto é muito tenso e complexo , não vou me prolongar .

Conheço muitas mulheres que dirigem e vejo muitas no trânsito também. Será que elas passaram pela mesma situação que eu? Será que os vendedores e vendedoras acham que as mulheres não tem discernimento na hora de comprar um carro? Será que os carros de mulher tem que ser dados por seus maridos, namorados e afins? A mulher não pode participar ativamente da compra? Fiquei com muitas perguntas após essa experiência e, preciso saber a opinião de vocês.

Um abraço

Um comentário:

  1. Vendedor de carro tem preconceito não de Gênero, mas de Classe. Se um muleque humilde vai querer conhecer algum carro, pensar em trabalhar, fazer um consórcio e tudo o mais pra comprar um celtinha, os vendedores agem da maneira que você descreveu, não na questao de achar que era o seu namorado que iria comprar o carro, mas de uma atitude esnobe. Imagina se você em uma concessionária de carros de luxo e tivesse grana. Todos os vendedores iam paparicar e falar "é isso, mulher tem direito de ter carro blábláblá" pq ela tem GRANA. O preconceito que é o topo da árvore com os diversas ramificações - preconceito de genero, sexual, etc.. - Quem tem grana PODE. Isso que é triste =/

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui.Vou responder seu comentário assim que puder.Um abraço